16/05/2008

Lugar de lixo é no lixo.

Hoje pela manhã, tomei um ônibus aqui na minha cidade e enquanto este estava parado no terminal, entraram 3 meninas jovens entre 15 e 17 anos. Nem belas, nem feias. Conversavam alto, tudo era motivo de risada.
Após o ônibus sair do terminal as mesmas começaram a chupar balas, um pouco adiante já estávamos em uma das avenidas mais movimentadas daqui e uma delas pegou um bolo de papel de bala e atirou pela janela. Olha, confesso que ali naquele ato a pouca beleza escoou. Imagina a casa dessa menina? Imagina a roupa íntima? Será que toma banho? Por que se faz isso até na rua, deve ser hábito viver na porquice!
No começo do ano eu estava em Porto Alegre em frente ao colégio militar que fica na Avenida José Bonifácio, aguardando a abertura dos portões para poder fazer a prova do vestibular da UFRGS quando de repente um individuo que passou na minha frente simplesmente jogou a garrafa na calçada. Num ato reflexo eu e um cara que estava ao meu lado na fila gritamos um sonoro "Ei", mas o sujeito se fez de desentendido e continuou a caminhar.
Cuidar da limpeza de uma cidade é dever de todos, o pensamento que enche as ruas de sujeira é o clássico "Ah! É só dessa vez, e foi só eu!" pense que todos pensam assim. E para aqueles que fazem coisas do tipo das descritas acima eu deixo uma frase: "Conhecerás a pessoa pelos seus atos."

2 comentários:

Anônimo disse...

Às vezes eu imagino que o povo daí é mais educado do que o daqui, com relação a limpeza de ruas, etc. Principalmente pra mim, que faço o curso de gestão ambiental, vejo a dificuldade de educar as pessoas nesse sentido, Ricardo..
Já ouvi até a desculpa de "se eu não fizer isso, o faxineiro não estaria empregado"
Absurdo!
=)

Anônimo disse...

"Lugar de lixo é no lixo."

Muito bom o Tema!
todo o tipo de abordagem deste tema leva ao leitor uma certa conscientização ou aprimoramento de seus conceitos!
muito bom mesmo!
Júnio