14/05/2008

9º Pelotão


" Anos 80. A sangrenta luta entre soviéticos e mujahidin, no Afeganistão, levou à morte milhares de soldados de ambos os lados. O cansado oficial Khokkol (Fyodor Bondarchuk) acompanha a luta dos jovens soldados soviéticos que, acreditando estar servindo ao país, morrem em uma batalha ocorrida na montanha conhecida como cume 3234."
Esse filme eu sempre indico, já assisti diversas vezes. É uma produção russa, concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2007. É um drama de guerra ótimo. O filme é uma visão da Guerra no Afeganistão pela óptica Russa e não americana. Alguns jovens se apresentam para lutar pela U.R.S.S., são todos da Sibéria e acabam sendo mandados para o Afeganistão, que era o pior Front de batalha soviético na época. A amizade e cumplicidade entre eles cresce e suas vidas mudam para sempre ao tentarem proteger o comboio no cume 3234. Baseado em fatos reais na "Batalha do Cume 3234" é uma obra-prima russa, e o melhor, tem em quase todas as locadoras. Fica ai minha indicação cinematográfica.

2 comentários:

Anônimo disse...

O 9º Pelotão ele ganha em vida e beleza pelo fato de que foge do americanismo e o mercantilismo maqueado dos yankees.
Não fica muito claro nesta obra se os russos sentem saudades do tempo em que toda aquela vasta parte do Continente da Eurásia eram apenas um país ou se é uma dura crítica à obcessão de serem a potência mundial.
Outro ponto forte do filme com certeza é o ponto de vista. Vemos pela óptica russa e temos bons detalhes da severidade do treinamento recebido.

Boa pedida de Filme!

Anônimo disse...

Infelizmente não assisti, porque só costumo ver fime no cinema, e no cinema (quase) só passa produções americanas...
Bem, vou ver se alugo, junto a outros que o senhor sempre indica, aposto que são bons..
;)
=*