08/01/2009

A crise no oriente médio


      Não, não, você não está assistindo ou lendo os jornais sensacionalistas que andam voando por aí e caindo no colo de mendigo na praça, pois bem, isso é também papo para o boteco.
      Até a última terça-feira já eram 555 mortos e 2700 feridos do lado palestino, hoje passam dos 600 mortos, no lado israelense 11, sendo que 6 são soldados. E o que tudo indica tudo pode piorar, já que hoje o norte de Israel foi atacado por foguetes provavelmente vindos do Libano. Esse genocídio tem que parar. Será que o israelense esqueceu tudo pelo que já passou para conseguir seu Estado? É vergonhoso ver um povo que se diz escolhido e amado por um ser superior não amar nem os vizinhos, que como ressalva só, são seus vizinhos por terem sidos expulsos pelos judeus do lugar onde viviam há anos.
       Palmas para o presidente da França Nicolas Sarkozy que tenta costurar um cessar fogo entre as partes e busca apoio entre Egito e Síria. 
       Acredito que essa guerra está longe de ter fim, já que os orgulhos históricos e as divergências religiosas são claras nas duas partes. Mas há luz no fim desse túnel e não parece ser um trem. Alguns jovens israelenses tem se negado a alistar nas forças armadas e, talvez com maior cultura e consciência de mundo, pedem o fim da guerra e a Palestina livre.
      Pensar no futuro, essa é a máxima para os líderes de hoje e sempre, coisa que lá não anda sendo feito, infelizmente.

06/01/2009

L.H.C.: Large Hadron Collider ou o Acelerador de partículas do diabo.


      Estavámos ontem em um boteco papeando das diversidades do cotidiano da urbe, quando de repente um dos amigos citou alguns problemas com o L.H.C. ao que foi interpelado pelo outro : "L.H.C.? Que é isso?". Assim começou a conversa que levou um bom tempo para acabar. 
      A questão é: por quê? E a resposta é: Sei lá! Na verdade até sei, estão em busca do bóson de Higgs para comprovação de tal teoria da criação. O amigo que não havia tido contato com notícias sobre o L.H.C. perguntou que desgraças poderia causar e eu respondi que poderia criar buracos negros. Até aqui podemos ver duas características humanas a curiosidade, por parte dos cientistas, e o medo. 
      Provavelmente o acelerador criará os tais buracos negros, porém esses serão menores que um grão de areia e duraria menos de 10-27 segundos (ou 0,0000000000000000000000000001 segundo). 
       E do L.H.C. pegamos um atalho pelo bosque do fim do mundo e paramos para conversar sobre a situação do lixo do mundo e o fim dele. É engraçado você ver a herança que você deixa para suas próximas gerações (Sacolas, lixo não biodegradável, plásticos em geral). Será que vale lutar tanto por ciência e avanços em todas as áreas para salvar o humanidade? Mas salvá-la de quem? Eu acho que do próprio homem.

Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/LHC

Se você também tem entre!
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=68716929